quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O primeiro passo

No dia 28 de novembro, aconteceu a apresentação e primeira reunião sobre o projeto Inside Out Sarapuí, na Escola Municipal Professora Honorina Holtz do Amaral, no distrito de Cocaes, município de Sarapuí-SP.

Com aproximadamente 10 mil habitantes, Sarapuí fica na região sul do estado, entre os municípios de Sorocaba e Itapetininga, a cerca de 130 quilômetros da capital paulista.

Nessa reunião, estiveram presentes professores e funcionários da escola, além de pais de alunos, que assistiram a uma apresentação preparada pela idealizadora do projeto, Fernanda Gehrke.

A iniciativa de realizar o projeto nessa escola teve a participação da professora Lucimara de Almeida, moradora do distrito de Cocaes, que fez a ponte entre a fotógrafa e a direção da escola, que acatou o projeto.

A exposição integrará o projeto Inside Out, do fotógrafo francês JR. Esse projeto consiste em expor retratos em locais públicos, impressos em preto e branco, em grandes dimensões. Mais de 10 mil retratos já fizeram parte de exposições do Inside Out em todo o mundo. JR tem grande afinidade com o Brasil e mantém um centro cultural na favela da Providência, no Rio de Janeiro, chamado Casa Amarela, desde 2009. Em 2016, sua equipe realizou algumas ações e exposições no Rio de Janeiro durante os jogos olímpicos.

A proposta do projeto é, por um lado, realizar, em Sarapuí, uma exposição pública que integre a série de mostras do projeto pelo mundo. Por outro lado, aproveitar a oportunidade para dialogar com a comunidade da localidade de Cocaes, particularmente alunos, professores e demais frequentadores da escola, sobre arte, fotografia e questões correlatas.

Saiba mais sobre o Inside Out Project no site oficial (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário